Habelo

Casebook paciente: james

Principais pontos, neste caso,

Fazer um diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, muitas vezes não é fácil.

  • Diagnóstico de transtorno afetivo bipolar pode ser difícil.
  • Identificar sintomas maníacos é importante e afeta o tratamento.
  • O uso de antipsicóticos, estabilizadores de humor e antidepressivos no transtorno afetivo bipolar.

James

Meu pai tem transtorno afetivo bipolar e já teve problemas com depressão desde que ele tinha 20 anos. Ele tinha mania duas vezes ao tomar antidepressivos.

Aos 21 anos eu fui diagnosticado com depressão depois de sentir baixa, estar cansado o tempo todo, tendo problemas para dormir e ter pensamentos suicidas. Tomei antidepressivos por um tempo, mas parou-los como eles pareciam afetar o meu desejo sexual.

Estou agora com 24 anos. Alguns meses atrás eu tive uma experiência diferente quando eu ficou agitado e irritado, como se eu fosse explodir. Eu não tinha muito sono nas últimas semanas e minha namorada percebeu que eu estava falando rapidamente, era difícil de interromper, e às vezes nem sequer faz sentido. Na época, eu acreditava que eu era diferente de todos os outros e tinha uma missão especial a cumprir.

Minha namorada me chamou a GP que me encaminhou para um psiquiatra. I foi iniciada a medicação, mas não precisou ser hospitalizado. Meu psiquiatra diz que eu tenho transtorno afetivo bipolar. Você pode explicar por que o meu diagnóstico é que mudou?

Médico

Fazer um diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, muitas vezes não é fácil.

Pela sua descrição, você certamente já teve períodos de depressão. Baixo-astral, a falta de energia, reduziu o interesse nas coisas e sentimentos de ser inútil são sintomas de um episódio depressivo. A agitação e agressividade que você menciona também podem ser sintomas de depressão.

No entanto, esses sintomas também podem ocorrer em uma condição relacionada chamado transtorno afetivo bipolar ou depressão maníaca.

No transtorno bipolar, há episódios de mau humor e períodos em que o humor se torna alto ou você se torna irritável. Além disso, os pacientes apresentam outros sintomas durante a alta episódios (mania), como pensamentos de corrida, sendo sobre-falante e mais ativo do que o habitual e não precisar dormir tanto.

Os pacientes podem tornar-se desinibido, talvez fazendo ou dizendo coisas que nunca faria normalmente, como gastar grandes quantias em coisas que normalmente não compram ou falar de modo inadequado para seu chefe. Tal comportamento pode causar um grande problema.

Casebook paciente: james. pontos principais neste caso.
Casebook paciente: james. Principais pontos neste caso.

O período de irritabilidade que você experimentou vários meses parece muito com um episódio maníaco, e um episódio é suficiente para mudar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar.

James

O psiquiatra começou a me em um antipsicótico e um estabilizador de humor. Será que um diagnóstico de transtorno afetivo bipolar quer dizer que eu sou psicótica? O que esses tablets fazer?

Médico

O psicótico termo é muitas vezes mal utilizados. Em psiquiatria, tem um significado muito específico, e ter transtorno afetivo bipolar não significa que você é psicótico.

No entanto, durante os períodos de depressão ou mania pessoas podem sofrer de sintomas psicóticos. Estes incluem a ver ou ouvir coisas que não existem (alucinações) ou acreditar em coisas que não são verdade (delírios). Sua crença de que você tinha uma "missão" a cumprir pode ter sido um engano.

Os medicamentos antipsicóticos são usados ​​frequentemente em transtorno afetivo bipolar e pode ser útil, independentemente de saber se você tem sintomas psicóticos. Antipsicóticos podem ser divididos em dois grupos - as drogas "atípicos" velha "típicos" e mais recentes.

Os medicamentos mais antigos pode ser útil, especialmente para os episódios de mania, mas eles têm muitos efeitos colaterais.

Nos últimos anos, tem havido uma série de pesquisas sobre o uso de antipsicóticos atípicos no transtorno afetivo bipolar, particularmente com Zyprexa (olanzapina), Risperdal (risperidona) e Seroquel (quetiapina). Estas drogas parecem ser úteis para episódios de mania e possivelmente também em manter as pessoas bem. O seu papel em episódios depressivos é menos certo.

Os estabilizadores do humor são usados ​​para tentar manter o humor de uma pessoa em um nível normal razoável e evitar episódios de baixa ou alta humor. Alguns dos medicamentos deste grupo também são capazes de ajudar episódios tratar de problemas de saúde. O mais antigo estabilizador de humor é o lítio.

As outras drogas desse grupo também são usados ​​como anticonvulsivantes para tratar pessoas com epilepsia. Foi demonstrado que muitos anticonvulsivos são também estabilizadores de humor, incluindo o valproato de sódio, Depakote (valproato semi-sódico), Tegretol (carbamazepina) e Lamictal (lamotrigina).

Outros anticonvulsivantes, como tiagabina (Gabitril) e vigabatrina (Sabril), estão sendo investigados em transtorno afetivo bipolar. Além disso, novas drogas estão em desenvolvimento.

Algumas pessoas com transtorno afetivo bipolar não ficam bem em qualquer medicação única e fazer muito melhor em uma combinação de estabilizadores de humor.

James

Eu li que as pessoas muitas vezes ficam deprimidas depois de ser maníaco. Isso é verdade? Será que isso significa que terá de tomar um antidepressivo novamente se eu ficar deprimido?

Médico

Algumas pessoas não mudar para uma fase depressiva da doença após um período de mania. Isso ressalta a importância de encontrar o medicamento certo ou a combinação de drogas para reduzir as chances de ficar doente.

Os medicamentos antidepressivos são usados ​​para tratar a depressão em pessoas com transtorno afetivo bipolar, mas eles devem ser usados ​​com cautela. Alguns antidepressivos, especialmente os antiquados antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, a imipramina e dothiepin, pode fazer transtorno afetivo bipolar pior, aumentando a probabilidade de episódios de doença.

Mais recentes antidepressivos são recomendados em preferência, especialmente os ISRS como Prozac (fluoxetina), Cipramil (citalopram), Lustral (sertralina) e Seroxat (paroxetina). Normalmente, eles são usados ​​em combinação com um estabilizador do humor.

Nem todo mundo responde ao primeiro antidepressivo que eles tomam, e às vezes um número precisa ser julgado para encontrar o melhor.

Você menciona que você fez tomar um antidepressivo, mas parou, porque ela afetou sua libido. Alguns antidepressivos podem causar problemas com o desempenho sexual (geralmente, causando dificuldades de ereção), mas a falta de desejo sexual é um sintoma comum da depressão.

Se você acha que a causa de suas dificuldades foi o medicamento, uma alternativa antidepressivo não pode causar os mesmos problemas se você precisa de tal tratamento no futuro.